Seja Bem-Vindo!
Igreja Cruzada Mundial de Missões em Botafogo e Volta Redonda
   Venha, traga sua família, participe...
FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO
CONHEÇA NOSSOS HORÁRIOS DE CULTOS
RECEBA UMA PALAVRA AMIGA
CONHEÇA MELHOR A NOSSA IGREJA
PARTICIPE DA CAMPANHA NOVA SEDE
PRESTIGIE NOSSOS ALMOÇOS
ESTIMULE SEU FILHO LER LIVROS
CAMPANHA "ALIVIE SEU ARMÁRIO"
COMENTE, INDIQUE NOSSO SITE
Mande pra gente seu CD, DVD ou Livro Evangélico que divulgamos aqui


Estudo Bíblicos

LIDERANÇA CRISTÃ


1) O líder cristão primeiramente é liderado

Texto Bíblico: Mateus: 5 à 10 e VS.13

Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou -se- lhe um centurião implorando-lhe:Senhor,o meu criado jaz em casa,de cama,paralítico,sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo.Mas o Centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra , e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo : faze isto , e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. ....Então disse Jesus ao Centurião: Vai-te,e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.?

No texto apresentado, vemos um exemplo de liderança na pessoa de Jesus,que exerce tal influência sobre o centurião que a fé se manifesta a ponto de crer que somente uma palavra dita por Jesus, deteria o mal e expulsaria a enfermidade do seu criado que estava distante daquele lugar. Este Centurião era líder verdadeiramente, porque como ele mesmo disse: A este digo: Vai, e ele vai. Ao Outro digo: Vem: e ele vem. Mas, por que o centurião conseguia exercer autoridade em sua liderança? Justamente porque ele era obediente àqueles que o lideravam, pois disse:Eu sou homem sujeito à autoridade.


2) O líder cristão está sujeito á vontade de Deus O Próprio Espírito Santo usando O apóstolo Tiago diz: Sujeitai-vos pois a Deus; resisti ao diabo , e ele fugirá de vós.? (Tg. 4:7)

O crente que é submisso a Jesus,e se sujeita à vontade de Deus, pode tranquilamente resistir a satanás e suas artimanhas, e este fugirá.

Está claro, que para ter um ministério de liderança reconhecido pelo grupo, primeiramente precisa estar debaixo de autoridade. Se você quer ser um líder eficiente, ser seguido, primeiramente tem que
ser um fiel liderado. Primeiro você tem que estar praticando os deveres de discípulo, para conseguir então êxito com os seus discípulos. O escritor cristão Greg ogden chama os líderes cristãos de discípulos-líderes? , esta é uma grande verdade!

O conceito do vocábulo LIDERADO é: Aquele que é guiado, inspirado,conduzido. O conceito do vocábulo LÍDER é: Aquele que guia,que chefia ,que conduz,que influencia, que convence. No ensinamento bíblico o liderado não é menor ou menos valorizado que o seu líder. Primeiro porque diante de Deus todos são iguais, e em segundo plano entendemos que em alguma área da vida a pessoa é liderada por alguém (Exemplo:Igreja ,empresa, e t c ) e ao mesmo tempo pode exercer a função de líder lecionando numa turma como professor em alguma escola: ou mesmo liderando sua casa como chefe de família.O indivíduo pode estar exercendo as duas funções , de líder e liderado na mesma época, em grupos e lugares diferentes. O cristão ao mesmo tempo que é liderado pelo seu pastor ,pode ser líder de um grupo específico de sua igreja. O pastor como líder de seu rebanho se constitui servo de todos, pois segundo o ensinamento de Jesus ,o que está a frente do grupo é servo dos demais.Jesus falou: ? ...Quem quiser tornar-se grande entre vós,será este o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.Pois o Filho do Homem não veio para ser servido ,mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.? ( Mc.10:43-45)

Você ama a posição de líder? Para quê? Para dar um anúncio no culto, deixar um bilhetinho de convite e todos comparecerem? Se pensa assim, ou faz dessa forma, nunca terá resultado. Ter êxito em qualquer liderança exige além do dom, muito serviço, dedicação e investimento. O importante é ter o comportamento correto em ambas as situações. Como líder instruindo, sendo exemplo e treinando pessoas,servindo a todos.Como liderado obedecendo ,sendo treinado e seguindo o bom exemplo do seu líder.


3) Existem três elementos essenciais para o êxito na liderança:

_Visão, Influência, Caráter_


VISÃO:

Texto Bíblico: João 4: 35,

Não dizeis vós que ainda há quatro meses para a ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquearam para a ceifa.

Jesus antevê os resultados. Por isso trabalha a favor do cumprimento de sua visão. Em todo o ministério de Jesus, você percebe esse elemento importante na vida de um líder vitorioso. Jesus pagou o preço, um alto preço na cruz, vendo o grande resultado: milhões de discípulos continuando seu ministério e iluminando este mundo de trevas; derrotou seu arqui-inimigo Satanás, redimiu o homem,conquistou o reino. São muitos os textos bíblicos que mostram a visão de Jesus, e de todos os profetas. Sem VISÃO o líder não chega a lugar nenhum.

Texto bíblico: Hebreus 11

INFLUÊNCIA

O líder exerce uma grande influência sobre as pessoas, por isso elas o seguem. Vemos isso tanto no lado do bem , quanto do mal. Quando nossos filhos trazem colegas em casa logo percebemos quem lidera a brincadeira, os estudos, etc.E temos o cuidado observar que tipo de influência nossos filhos estão recebendo deste líder,se para o bem ,ou para o mal. Assim mesmo é na igreja. Precisamos apreciar, e ajudar aqueles que lideram para o crescimento do reino de Deus. Os apóstolos influenciaram o mundo na sua época e ainda hoje influenciam.devemos nos lembrar da influência de Mardoqueu no dias de Ester,o homem que mesmo à distância direcionou as atitudes da rainha Ester, vindo depois a ser um grande líder no lugar de Hamã.

(Leia o livro de Ester) E muitos outros exemplos poderíamos dar. Você mesmo pode fazer sua pesquisa.

CARÁTER

Este é o principal elemento entre os três. Se você ler o livro de Ester encontrará ali o exemplo de um líder sem caráter: Hamã, que perde o lugar para Mardoqueu. No novo testamento encontramos Judas , que perde o lugar para Matias.E assim por diante. O caráter do líder é que vai determinar sua ÉTICA, HÁBITOS, POSTURA.

Conclusão

Mesmo tendo as qualidades de um líder, pode não ser reconhecido como tal, isso também aconteceu com Jesus, os apóstolos e outros. Por isso o líder cristão não deve desanimar, o resultado principal de nosso trabalho está escondido no céu ,breve o teremos.

Em geral, o povo não reconhece o líder, a não ser depois que ele morre.Aí eles constroem um monumento para o líder com as mesmas pedras que atiraram nele em vida?

(J.Oswald Sandes - Liderança espiritual)

Pastora Leni Librelon Gonçalves






Ouça a Pastora
Leni Librelon no programa
"Madrugada com Deus"
pela rádio El Shaday
93.3 FM, toda 2ª feira
a 1:30h da madrugada


Dias 21 e 22: Encontro
de Casais em XEREM RJ

Dias 20 a 26 de Julho:
Festa dos Tabernáculos
na C.M.M. em Botafogo

Visite o Fanpage da CMM
no Facebook ou Ligue 986182153 ou praleni@oi.com.br
 
 

Comente, dê sugestões
para o site da CMM.

Fale conosco, sua
opinião é muito importante
pra gente. Participe.

Rua Pinheiro Guimarães, 85 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - Telefone: (21) 2226-6086 / 8618-2153 - faleconosco@cruzadamundialdemissoes.org.br